top of page

O conceito da proposta é trazer o que há de melhor da arquitetura contemporânea, no que tange a forma e a função dos edifícios e suas integrações com o entorno. A unidade SESI JUNDIAÍ, localizada em Anápolis, Goiás, possui um terreno de 6.526,39m², e área construída de 5.873,34m². Será demolida 1.665,70m² abrindo espaço para uma ampliação e modernização de mais 3.742,22m², gerando um complexo de ensino com 7.949,86m². O complexo se divide em:
DOIS BLOCOS DE SALAS DE AULAS interligados por uma passarela de vidros blindados que tem vista superior para parte do pátio e seus jardins. Nos blocos tem a ala infantil com salas de aulas e sanitários exclusivos e separados para os pequenininhos, e a ala com grandes salas de aulas com mais de 70 metros quadrados cada para os maiores. Nesses blocos se encontram também a secretaria geral da unidade, a diretoria, a sala dos docentes e psicologia, além da grande cantina e sanitários amplos e readequados. Há uma área de convivência aberta no pavimento 02. Já no pavimento térreo desses mesmos blocos, e formando a integração dos espaços da escola SESI, está o amplo e generoso pátio com mais de um mil e oitenta metros quadrados para a convivência entre os alunos. Pátio esse com amplitude de mais de quarenta metros de extensão, entremeados com jardins gramados com palmeiras e bancos revestidos de madeira para melhor conforto e sensação térmica nos usos diários.
Abrir as paredes das salas de aula com grandes panos de vidros voltados para a cidade é exemplo das integrações com o entorno, para que os alunos tenham um espaço sem limites para o novo conceito de aprendizado SESI. Paredes envidraçadas, com amplas aberturas, do piso ao teto, de uma parede a outra, mas garantindo a proteção dos alunos com que há de mais moderno para fachadas, os brises fixos da Hunter Douglas Brisecell, que fazem do antigo bloco de salas de aula e o novo bloco, dois volumes sólidos, porém sem perder a transparência e a integração visual interno/ externo. Todas as salas de aulas tem grandes portas de correr de vidro blindado para os corredores, as salas possuem forro em placas acústicas em espuma melamínica para conforto térmico e acústico e a iluminação é móvel através de trilhos podendo ser mudada de acordo com a necessidade de cada uso específico ao longo do ano letívo. As cores das salas se distinguem de acordo com a matéria específica e geram o colorido alegre e entusiasmante que toda escola tem que ter. Há duas escadas e um elevador para acessar os pavimentos.
Já o mais novo e charmoso GINÁSIO da cidade de Anápolis, está dentro desse complexo de ensino SESI, com capacidade máxima de 1460 pessoas, com sua estrutura em aço aparente nas fachadas, gerando ventilação natural e um visual contemporâneo e aberto para a esquina das avenidas Minas Gerais e JK. Sua fachada principal é fechada com vidros blindados transparentes, para total integração com a cidade. Há acessos internos para a escola e externos para eventual uso separado. O dinamismo visual do ginásio e sua interação com seu público jovem se dá com os grandes painéis grafitados com as imagens dos atletas ídolos do nosso esporte nacional. No que diz respeito as funcionalidades do ginásio em si, é uma quadra poliesportiva com as devidas dimensões padrões para atender as regras oficiais estabelecidas. O piso da quadra é em madeira flutuante sobre base de borracha.
Os BLOCOS DA SAÚDE e o SALÃO DE FESTAS, não sofreram modificações internas, apenas em suas fachadas que agora fazem parte do novo contexto da unidade SESI JUNDIAÍ, a escola toda aberta para a cidade, sem muros e sem grades, apenas os jardins que circundam o complexo. Mas claro, todos os acessos possuem portões seguros, sejam em aço, sejam em vidros blindados.
Foram projetados também os novos acessos cobertos com marquises, acesso no estilo porte-cochère, onde os veículos podem acessar para deixar os alunos protegidos da chuva e em segurança sobre o passeio público.
projeto de arquitetura para construção de unidade SESI em Anápolis, Goiás, Brasil.
escritório: EDUARDO OLIVEIRA ARQUITETO URBANISTA
projeto: Eduardo Oliveira
data: 08/2022
área construída: 7.949,86m²
área terreno: 6.526,39m²








































bottom of page